21/12/2015

Querido Azevinho

Estamos em época natalícia, todos falámos dos presentes, dos maravilhosos doces de Natal, das decorações das mesas, mas não podemos deixar de parte o tão usado e especial Azevinho.

O azevinho tem como característica principal uma folhagem verde com bordinhas pontiagudas e pequenas bolinhas vermelhas. Assim, o azevinho é um arbusto cheio de significados e principalmente usado nas decorações natalícias.

Para os Romanos o azevinho era considerado sagrado, sendo oferecido como presente. Já para os cristãos passam a associar a folhagem deste arbusto de aspecto espinhoso, à coroa de Cristo, e as suas bagas vermelhas representariam o sangue derramado na cruz.


O azevinho é nativo de várias regiões da Europa, é de crescimento lento mas em contrapartida pode viver mais de um século. É bastante resistente e adapta-se às diversas alterações climáticas permanecendo verdinho mesmo durante um inverno rigoroso.

E claro, para além do seu belo efeito a nível de decoração vem acompanhado com significado de proteção, felicidade e paz. 


Nós cá em casa aderimos, mostro-vos a decoração feita pela minha mãe! Digam lá que não ficou fantástico..

Feliz Natal!



2 comentários: