31/12/2015

Tradições da passagem de ano

Com 2016 a anunciar-se um ano de esperança, vale tudo ou quase tudo para fazer valer a pena, mesmo que para isso tenhamos que recorrer às superstições e tradições que por muitas das vezes desconhecemos. Claro que isso varia de família para família, religião ou país...

Devemos sim, entrar com o pé direito e sermos optimistas, são pequenas coisas que nos fazem acreditar que o próximo ano irá certamente valer a pena!



Em primeiro lugar, para prevenir ou não, devemos comer as doze passas em cima de uma cadeira (acho que esta já é velha!) em que cada uma representa um desejo correspondente a cada mês do ano que se aproxima.

Entre outras tradições as mais comuns são:

Roupa interior nova de acordo com os desejos para o próximo ano

Nos dias de hoje, cada um mantém em si uma necessidade diferente, sempre tive ideia que a cor que se devia utilizar era o azul, mas ao longos dos anos, tanto por meios televisivos ou de imprensa percebi que há diversas cores conforme os diferentes desejos, como podem ver na tabela que se segue:


Utilizar uma peça de roupa nova

Sinceramente, esta para mim é uma opção relativa, já fui mais de sair na noite de passagem de ano, mas percebi que acima de tudo a família está em primeiro lugar e que as noites como esta são de imensa confusão, e eu que tanto detesto empurrões e gente a cair de bêbeda, por isso em casa mantenho-me o mais confortável possível. Prefiro um festejo de pré ou pós passagem de ano com os amigos, mas algo bem mais sossegado. A cor da roupa é conforme o vosso gosto, mas normalmente o branco é o mais aconselhado.

Saltar de uma cadeira com dinheiro na mão ou no sapato

Os mais antigos defendem que dentro do sapato atrai melhor sorte a nivel financeiro. Sendo na mão, dentro do sapato ou no bolso o que importa é ter dinheiro, caso contrário quem acredita em superstições verá o próximo ano a não ser tão próspero como desejado a nível financeiro. Mais vale prevenir!

Fazer barulho

Esta tradição é mais comum no sul do país onde se acredita que com o barulho se afugenta todos os maus espíritos e o mau olhado. Ora por norma, nos jantares da família já há barulho que chegue, por isso quanto a este ponto não há muita preocupação!

Saltar com o pé direito

Saltar três vezes com o pé direito e com o copo na mão, se conseguirem fazer isso sem entornar é sinal de boa sorte. Para os que não querem arriscar nesta proeza basta saltaram abaixo da cadeira ou sair e voltar a entrar numa porta com o pé direito.




Umas tradições mais engraçadas do que outras, devemos sempre acreditar no melhor, acho que o ano decorre sempre conforme as nossas atitudes, nada cai do céu, nada vem de mão beijada. Sejam optimistas mesmo nas situações em que só apetece fugir, há sempre luz ao fundo do túnel, basta acreditar!


Bom Ano!










2 comentários:

  1. Gostei imenso do teu post ehehe e já te sigo :)
    Ainda venho a tempo de te desejar umas boas entradas ❤️
    Beijinho e bom ano

    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elisa :)

      Um beijinho grande e bom ano também para ti! :)

      Eliminar